Conheça a BioIn: como contribuímos para o Futuro da Terra?

A BioIn foi uma das premiadas com o prêmio Futuro da Terra em 2021. A premiação realizada pelo Jornal do Comercio e Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul homenageia empresas e pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio no estado.

 

Mas você sabe o motivo da BioIn estar entre os premiados?

 

Neste artigo, vamos contar um pouco da história da empresa. Você vai perceber que assim como nas produções agrícolas, a BioIn iniciou apenas como uma pequena semente. Mas com muito trabalho, dedicação e parcerias está se crescendo para se tornar um apoio ao agricultor na tomada de decisão do manejo de pragas.

 

 

Como tudo começou.

 A BioIn nasceu através da motivação de uma estudante de pós-graduação do Departamento de Fitossanidade da faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesse percurso, surgiu o intuito de levar as pesquisas realizadas no laboratório em que trabalhava para o campo. O objetivo era bastante claro: desenvolver tecnologias que auxiliassem os agricultores no combate as pragas de uma forma sustentável e eficiente.

 

 

Em sua pesquisa, estudou uma espécie de microvespa capaz de controlar com eficiência diversas espécies de lagartas consideradas praga na agricultura. Além disso, verificou que este inseto quando utilizado de forma eficiente, poderia reduzir o uso de defensivos químicos. No entanto, percebeu que o produto não estava disponível para muitos agricultores no Rio Grande do Sul.

 

 

Essa insatisfação a motivou a mobilizar e reunir outros profissionais que compartilhassem do mesmo propósito. A equipe buscou apoio em instituições públicas e privadas para dar andamento ao seu projeto: desenvolver uma empresa que auxiliasse os produtores com tecnologias para monitoramento e controle biológico de pragas.

 

 

O que era uma ideia se consolida como empresa no ano de 2018. De lá para cá foram muitos avanços, todos direcionados para o seguinte propósito:

 

 

Contribuir para a melhoria da produção de alimentos na agricultura disponibilizando soluções de controle de pragas acessíveis e sustentáveis.

 

Parcerias e Premiações.

 Ao longo de seu desenvolvimento, a BioIn foi moldada em diversos programas voltados para o empreendedorismo. Os primeiros foram os programas” Despertar Empreendedor” e “Maratona de Empreendedorismo” ambos programas desenvolvidos pelos programas de empreendedorismo UFRGS. Nesta, recebeu prêmio destaque no setor de biotecnologia.

 

 

Em 2019, a empresa foi incubada na Incubadora Empresarial do Centro de Biotecnologia – IECBiot da UFRGS, onde permanece até hoje. Também é empresa associada ao Feevale TeckPark. No mesmo ano foi investida e acelerada pela “Ventiur Aceleradora de empresas.

 

 

Ainda, foi escolhida como Projeto Inovador no Programa Centelha (FAPERGS/Finep) e Tecnova RS (FAPERGS/Finep).

 

Em 2020, a empresa passou por três processos de aceleração, que foram o Programa Mulheres Inovadoras (Finep/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI), BRDE Labs e Espaço Finep.

 

 

Nossa Equipe.

A equipe da BioIn conta hoje com oito pessoas, entre sócios e colaboradores. Sempre focamos na interdisciplinaridade e contamos com profissionais de diferentes áreas de conhecimento.

 

 

A empresa pautada pelos conhecimentos científicos e tecnológicos se orgulha por contar com duas mestres e três doutoras em sua equipe.

 

 

Em sua equipe técnica conta com profissionais formados nas áreas de administração, agronomia, biologia, engenharia química e engenharia mecânica.

 

 

No entanto, apesar do viés científico tecnológico da equipe o foco principal é o agricultor. O objetivo é buscar as melhores soluções, mais adaptadas a realidade do produtor no campo, levando além de tecnologias, conhecimento para a melhor tomada de decisão.

 

 

 

Fomentar a agricultura familiar através de tecnologias para manejo de pragas é o foco da equipe BioIn.

 

Por que a BioIn é considerada uma empresa que contribui para  “O Futuro da Terra”?

 

A agricultura sustentável é uma realidade e os agricultores devem estar preparados para a ela. Seja através do uso de manejos que contribuem para a preservação dos recursos naturais, seja na escolha de insumos biológicos e naturais.

 

 

A agricultura sustentável é o futuro e a BioIn faz parte dessa mudança.

 

 

A BioIn tem a missão de fornecer soluções que auxiliem os agricultores no manejo mais sustentável de seu cultivo. Com foco no manejo de pragas, ponto sensível nas produções, direciona seu conhecimento para reduzir perdas nos cultivos.

 

 

 

Prêmio “O Futuro da Terra” concedido pelo Jornal do Comercio e Fapergs para empresas que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio gaúcho.

 

 

Por isso, a empresa foi indicada como uma agente que contribui para a “O Futuro da Terra”. Utilizar a natureza como forma de controle e equilíbrio das pragas no campo é uma forma sustentável produzir alimentos.

 

 

Seja em pequenas, médias ou grandes propriedades, os desafios são muitos. No entanto, os agricultores familiares são os que mais carecem de novas tecnologias para suas produções. Com foco na agricultura familiar, a BioIn busca atender as demandas desses produtores.

 

 

 

A agricultura familiar é a base da agricultura gaúcha. É em pequenas propriedades que encontramos a maior diversidade na produção de alimentos. A BioIn tem orgulho de contribuir com essas produções.

 

 

 

 

Quer conhecer mais? Entre em contato com a equipe da BioIn!

Será um prazer contribuir com sua produção.

 

 

 

Sobre a autora: Camila Corrêa Vargas é uma das fundadoras da BioIn Biotecnologia. Acredita que unir ciência, tecnologia e conhecimento prático do campo são ferramentas fundamentais para garantir a sustentabilidade nas produções agrícolas. É formada em Tecnologia Agropecuária (UERGS), Mestre e Doutora em Fitotecnia (UFRGS).

Posts Recentes

Fale com um de nossos especialistas